Para garantir a disponibilidade dos dados em caso de falha de hardware ou software, existem várias práticas e tecnologias que podem ser utilizadas.
Preparamos 6 dicas para garantir a disponibilidade dos seus dados:
Faça backups regulares: é importante fazer backups regulares dos seus dados e armazená-los em locais seguros. Isso garantirá que, se ocorrer uma falha de hardware ou software, você ainda terá acesso aos dados.
Utilize sistemas RAID: sistemas RAID (Redundant Array of Independent Disks) são projetados para garantir a disponibilidade dos dados em caso de falha de hardware. Eles usam várias unidades de disco rígido para armazenar dados e podem se recuperar automaticamente de uma falha de unidade sem perda de dados.
Use fontes de alimentação ininterrupta (UPS): um UPS é um dispositivo que fornece energia elétrica temporária para um sistema em caso de falha de energia elétrica. Isso pode proteger o hardware e garantir que os dados sejam salvos corretamente antes que o sistema seja desligado.
Use tecnologia de armazenamento em nuvem: armazenar dados em um provedor de nuvem pode garantir a disponibilidade dos dados em caso de falha de hardware ou software. A maioria dos provedores de nuvem tem sistemas de redundância e backups que garantem a integridade dos dados, mas orientamos que utilize uma ferramenta de backup como o Veeam pois com ele é possível fazer replicação de dados, compactação, testes de backup e outras funcionalidades.
Implemente políticas de segurança de dados: é importante ter políticas de segurança de dados em vigor para proteger os dados contra acesso não autorizado ou perda acidental. Isso pode incluir o uso de senhas fortes, criptografia de dados e restrições de acesso baseadas em funções. Ao utilizar uma ferramenta de backup como o Veeam é possível proteger esses dados contra acesso não autorizado, deleção ou exclusão acidental. Para este assunto temos um conteúdo exclusivo com mais dicas de política de segurança, acesse aqui.
Monitore regularmente o estado do hardware: monitorar regularmente o estado do hardware pode ajudar a identificar problemas antes que ocorram falhas. Isso pode incluir o uso de ferramentas de monitoramento de hardware e a realização de manutenção preventiva regular. O monitoramento proativo da sua infraestrutura pode ajudá-lo a identificar problemas antes que eles ocorram e atuar de modo proativo para que não haja paradas em seu ambiente.
A BS4IT trabalha com o Veeam, ferramenta líder no mercado pelo quadrante Mágico do Gartner como melhor ferramenta de backup e replicação. Também oferecemos diversos outros serviços como gestão de ativos de TI e monitoramento.
Conte conosco como parceiro para ampará-lo nesta jornada, converse com nosso time!