O desafio de negócios
Desde sua criação em 2000, a Marfrig se tornou um player global no setor de alimentos. A empresa emprega mais de 30.000 colaboradores em unidades e escritórios por todo o mundo. No Brasil, a Marfrig é a segunda maior processadora de carne e líder global na produção de hambúrgures e possui instalações de produção em todo país.
Para manter a qualidade, a Marfrig controla rigidamente a produção. Por exemplo, seus frigoríficos registram o peso, tamanho, proveniência e indicadores de saúde para cada animal processado. Qualquer interrupção nos sistemas tecnológicos que sustentam as linhas de produção da empresa pode ter um enorme impacto sobre a rentabilidade.
“Qualidade, sustentabilidade e segurança são as palavras de ordem em todas as nossas unidades”, disse Thiago Barros, Gerente de Infraestrutura de TI da Marfrig. “Para atender a estes altos padrões, confiamos no acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana aos sistemas críticos de negócios, incluindo ERP e aplicações de banco de dados. Se perdermos este acesso ou qualquer informação, as consequências são graves. Por exemplo, uma hora de inatividade em nossa fábrica no Rio Grande do Sul se traduziria em US$ 35.000 em receitas perdidas”.
Reconhecendo como a disponibilidade de dados é fundamental para o crescimento de seu negócio, a Marfrig iniciou um programa de modernização de TI para suas operações no Brasil. Um dos principais objetivos do programa era substituir uma solução de proteção de dados antiquada.
“Nossas unidades estão espalhadas por uma grande área do Brasil e a conectividade de rede pode ser variável”, disse Barros. “A antiga solução que tínhamos em funcionamento não conseguia acompanhar o crescimento da Marfrig, além de não atender as expectativas técnicas e de negócio, que só iria aumentar. Com isso, foi elaborada uma RFP minuciosa e lançada ao mercado para encontrar uma nova solução e com isso levar a Marfrig para a próxima jornada tecnológica e assim atender ao crescimento do negócios”.
A solução da Veeam
Para garantir o máximo tempo de atividade de suas unidades, a Marfrig selecionou a Veeam® Availability Suite™. A empresa escolheu Veeam após uma prova de conceito (PoC) conduzido pelo parceiro BS4IT.
“Pedimos a três parceiros diferentes para realizar as PoC’s para três soluções diferentes de proteção de dados”, disse Barros. “Encarregamos os parceiros de fazer backup de dados para uma fábrica no Pará, longe de nossa sede em São Paulo, para ver como as soluções lidavam com as condições dos links de telecomunicações, lembrando que as unidades da Marfrig não estão em grandes capitais, o que impacta diretamente na qualidade e disponibilidade de links de telecomunicações.
A proposta e condução da PoC pela equipe técnica da BS4IT superou as outras duas opções em estratégia, velocidade das ações (backup/restore) das soluções, confiabilidade e custo-benefício”.
Após uma complexa análise técnica, onde cada solução foi analisada em varios fatores em nossa matriz de equalização, a Marfrig entendeu que a solução da Veeam apresentada pela BS4IT estava aderente à jornada tecnológica que a Marfrig estava construindo na época. Com isso a BS4IT teve sinal verde para a implementação da solução Veeam em todo o ambiente.
Com a escolha da solução da Veeam, foi necessário substituir o repositorio dos backups, saindo de fitas LTO para Storages de Backup com discos rápidos (SSD) e também discos lentos.
Usando Veeam, a empresa agora faz backup de todos os sistemas, que incluem sistemas industriais, sistemas financeiros e corporativos como nosso Totvs Protheus ERP, Cloud pública/privada, além dos bancos de dados SQL Server e Oracle. O ambiente protegido pela Veeam abrange 150 servidores físicos hospedando aproximadamente 600 servidores virtuais, com um total de 1.4PB de dados.
“A combinação de Veeam e a mudança para storages de backup com tecnologias SSDs aumentou drasticamente a velocidade de backup”, disse Barros. “Também resolvemos o problema de copiar backups em nossa rede com o Veeam WAN Accelerator, que supera problemas de largura de banda e links propensos a erros”. Graças ao Veeam, estamos confiantes de que todas as unidades no Brasil estão protegidas, não importa onde estejam localizadas”.
Com Veeam, a Marfrig ganha um ponto central de controle e visibilidade para seu ambiente de backup. A Marfrig tem agora informação para melhor utilização da infra- estrutura e planejamento de capacidade.
“Antes, tínhamos um sistema simples do ponto de vista de gestão operacional dos backups, o que tornava impossível ter uma visão de ponta a ponta”, disse Barros. “Agora que implantamos Veeam, liberamos tempo e recursos valiosos, e também podemos identificar oportunidades para otimizar nossa abordagem”.
A Marfrig também é mais capaz de responder às solicitações dos usuários para restaurar arquivos individuais ou e-mails que foram excluídos acidentalmente, suportando uma maior produtividade.
“Usando nossa solução anterior, só tínhamos a opção de restaurar uma VM inteira”, disse Barros. “Com Veeam, temos muito mais capacidade de restauração granular. Esta capacidade tem sido útil para nós muitas vezes”.
Ao tirar proveito de características Veeam embutidas, tais como imutabilidade e criptografia de backups, a Marfrig está mitigando o risco. Especificamente, a empresa está melhorando sua postura de ciberresiliência e facilitando a conformidade regulamentar com as leis de privacidade de dados.
“Veeam nos oferece camadas extras de resiliência prontas para uso”, disse Barros. “Nossos backups são imutáveis e criptografados por padrão, aumentando nossa proteção contra ciberataques”. Ao mesmo tempo, ele nos ajuda a atender às exigências legais, como LGPD”.
O projeto com a Veeam e a BS4IT provou ser um sucesso tal que a Marfrig esta finalizando a implantação da Veeam em suas operações na Argentina, Uruguai e Chile além de outras empresas da Marfrig, como a Plant Plus Foods.
Além disso, a Marfrig a partir deste ano está explorando o uso da solução Veeam Backup Microsoft 365.
“Para continuar a alimentar o mundo de forma sustentável, precisamos que nossos dados estejam sempre seguros e acessíveis”, disse Barros. “A solução Veeam Backup Replication está provando ser a solução certa para atingir esse objetivo”.
Os resultados
- Redução no RTO mas principalmente no RPO, recuperando os dados com maior rapidez e agilidade, minimizando o tempo de inatividade das aplicações e do negócio.
Antes, a Marfrig levava 18 horas para fazer backup de todo o seu ambiente, agora leva 2,5 horas. A empresa também faz backup de sistemas ERP críticos a cada 15 segundos, em vez de diariamente, cortando seu objetivo de ponto de recuperação (RPO). - Atenua o risco de comprometimento de dados com criptografia nativa e imutabilidade de backups.
A Marfrig obteve proteção adicional contra ciberataques e simplificou o cumprimento das leis de privacidade de dados. - Além da solução de backup, foi possível entender, colocar em prática e obter grandes resultados com o serviço de Replicação da Veeam, onde foi chave fundamental para um moving de datacenter com “zero downtime”.
“Cada minuto de inatividade que evitamos contribui diretamente para nosso resultado final”, disse Barros. “Quando uma de nossas unidades caiu, demorou 40 minutos para voltar a colocá-la on-line com a Veeam. Usando nossa antiga solução, teria demorado até quatro horas”.